quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Verão... Como estão os Biquinis, Maiôs, e a sunga?

Como lavar estas peças tão usadas no verão

Maiôs, biquínis e sungas são peças delicadas feitas para resistir aos banhos de mar, sol e piscina.
 
 

Mas, para ter uma peça que dure muitos verões, é preciso tomar alguns cuidados básicos na hora de lavar, secar e guardar os companheiros de praia e piscina. A marca LYCRA®, referência em elaboração de moda praia e tecidos com elastano dá algumas dicas essenciais para os biquínis, maiôs e sungas continuarem bonitos e com aparência de novos durante mais tempo:
- Lavar as peças logo após o uso. Ficar muito tempo com elas molhadas no corpo, além de danificar o tecido, também pode trazer riscos à saúde.
- Lavar manualmente com água fria e sabão neutro. Leia atentamente a embalagem do produto, pois sabão em barra e líquido não são necessariamente neutros.
- Não deixar as peças de molho. Essa ação faz com que os tecidos desbotem mais facilmente e podem até manchar.
- O ideal é espremer delicadamente o tecido na hora da lavagem, nunca torcê-lo.
- Evitar o contato do tecido com cremes, óleos e cosméticos, inclusive autobronzeadores, bronzeadores e protetores solares.
- Não passar a ferro e manter a peça longe de superfícies abrasivas.
- Secar à sombra, evitando a secagem em máquina.
Não se engane: biquínis, maiôs e sungas coloridas desbotam. "Nas cores vivas e escuras, a quantidade de corante utilizada é maior, por isso a possibilidade delas desbotarem. O ideal é não utilizar sabão em excesso, evitar o contato da peça com temperaturas superiores a 40°C e evitar também águas com PH alcalino", afirma LYCRA®.

Já os biquínis brancos tendem a ficar amarelados com o tempo. A causa disso, é a exposição à luz e oxidação em excesso causada pela utilização de amaciantes, por exemplo. Para evitar que a peça ganhe a cor amarelada, o ideal é seguir os passos de lavagem citados anteriormente. Para peças que já estejam amareladas, em alguns casos o uso de alvejantes sem cloro indicados para utilização em produtos feitos com fio poliamida à base de perborato de sódio pode ajudar .

Entre a água salgada do mar e a água com cloro da piscina, o mais prejudicial aos tecidos das peças de moda praia é o cloro da piscina. O cloro danifica o elastano das peças, promovendo a perda da elasticidade e acelerando a deformação e a transparência. Para escolher um biquíni de qualidade, preste atenção na quantidade de elastano presente na peça. "Quanto mais elastano, maior será a resistência do produto".
 

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Você já arrumou suas roupas de verão?

 
Quem já não perdeu tempo procurando uma blusa no guarda-roupa?
Ou já não teve a sensação de que não tem roupa para usar quando, na verdade, o guarda-roupa está completamente cheio?
Organizar pode ser a solução!
Aqui vão algumas dicas práticas.
 
 
1. Comece fazendo uma limpa no seu guarda-roupa! Elimine as roupas que você não usa há mais de um ano. Doe o que estiver em bom estado. 
 
2. As roupas da estação passada guarde limpa. As embalagens a vácuo podem te ajudar. Assim como os organizadores de sapatos.
 
3. Caixas e cestos são uma ótima opção para organizar objetos quando o número de gavetas não é o suficiente. 
 
4. Invista no tipo certo de cabide para cada tipo de roupa. Use cabides acolchoados para roupas com tecidos delicados, cabides de plástico para camisas de botão e cabides de madeira resistentes para paletós e casacos. Remova os cabides de arame (que não suportam adequadamente as roupas) e os sacos plásticos das roupas (eles não permitem que os tecidos respirem).
 
5. Deixe a mão alguns produtos de beleza a mão, pois é prático na hora de vestir-se.
 
6. Coordene seu guarda-roupa por cor e pendure os mesmos tipos de roupa juntos (saias, calças, vestidos etc).
 
7. Malhas (tecidos que esticam), em geral, não precisam ser penduradas.
 
8. Tenha o que você usa sempre visível. Assim, você otimiza o seu tempo.
 
9. Deixe aberto o guarda-roupa uma vez ao menos por dia, use um aromatizante de sua preferencia para perfumar suas roupas.
 
10. Você também pode usar giz de guadro negro para eliminar a umidade, ou bolas de cedro para eliminar também a traça.
 
Força... dar o primeiro passo é muito importante.
Ter tempo e foco vai te dar resultado.
 
Uma ótima organização.
Abraço,
Caren



Lançamento revista Estilo ND #10, Núcleo de Decoração do Vala na Formaplas de Balneário Camboriú

Matéria sobre Organização

Com Sidney Rosa

Com Carol e Karen

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Festas de final de ano estão chegando, A ÁRVORE DE NATAL

Algumas pessoas esperam passar o dia de finados para montar a Árvore de Natal.
Claro que o comércio já iniciu com as decorações.

Então, os católicos costumam começar a montar a árvore no dia de 30 de novembro, quando se inicia o tempo do advento para a Igreja.

O dia de montar a Árvore de Natal varia de país para país. 

No Brasil é diferente, não é uma tradição Oficial, algumas pessoas costumam montar no dia 6 de dezembro, Dia de São Nicolau, considerado o Papai Noel, e continuando a tradição se desmonta ela exatamente até a meia-noite do dia 6 de janeiro, Dia de Reis.

“Durante o Natal, no Hemisfério Norte, todas as árvores perdem as folhas, com exceção do pinheiro. Por isso, a árvore se tornou símbolo da vida, celebrada no Natal com o nascimento do menino Jesus”.


Você ainda tem tempo de reciclar, reaproveitar e renovar a sua Árvore de Natal.
Com muita criatividade você pode montar a sua.

Pinha decorada com fuxico


Dando continuidade aos preparativos de Natal estarei postando outros assuntos que possam te auxiliar no planejamento das festas de final de ano. Caso precise de ajuda é só chamar.

Abraço,
Caren