Organização é algo que podemos ensinar às crianças, a dar valor e cuidar não só dos brinquedos. Não é uma tarefa difícil, mas é preciso que faça da sua rotina dele.
Então vamos lá...
Peça ajuda para o seu filho nas tarefas do dia a dia, mas não esqueça de explicar a importância do que está fazendo, tente se divertir enquanto faz a atividade.
Exemplo: Lavar louça (depende da idade), deixe seu filho lavar o que é de plástico, colheres... encha a pia de água e sabão, ele(a) vai adorar.
E não pense que realizar tarefas é obrigação somente e exclusiva da Mãe ou da Assistente do Lar, como arrumar a cama, levar a toalha molhada para estender, levar a roupa suja para o cesto, seu filho pode fazer isto sozinho sim, pois um dia vai morar sozinho ou com um amigo, até mesmo quando casar, vai ser muito importante para a convivência estar acostumado a fazer estas tarefas.
É importante também ensinar a fazer uma triagem dos seus pertences, doar o que não é mais usado, conversar sobre o assunto, e por que é tão importante ajudar alguém.
A disciplina para realização das atividades do dia a dia vai ser muito útil quando seu filho escolher uma profissão e ter que desempenha-la com comprometimento, saber como administrar seu tempo será muito importante. Ter horário para acordar, tomar café, ir para a escola, fazer as tarefas, brincar, olhar TV, pois se uma atividade for realizada em um maior espaço de tempo a outra pode ser prejudicada. Delegar obrigações e deveres, pois nós também as temos, cada indivíduo precisa fazer a sua parte, por que tudo o que aprendermos na infância levaremos para nossa vida adulta.
É nossa obrigação como pais e educador, acompanhar, estar em vigília, orientar, dar o exemplo, e muito carinho aos nossos filhos.
Faça a sua parte, seu filho vai agradecer no futuro.
Abraço,
Caren
Nenhum comentário:
Postar um comentário