A primeira impressão, aquela que fica, como diz o ditado, não será das melhores.Mesa desarrumada pega muito mal, dificulta uma possível promoção ou cargos que tem contato direto com Clientes. A atividade de organizador pessoal (Personal Organizer) é recente no Brasil, mas vem ganhando mercado por causa da necessidade de manter o escritório funcionando adequadamente. Nas empresas o coletivo é mais valorizado do que o individual, manter alguma ordem é fundamental,em função de que em algumas existe a gestão da qualidade, que trouxe ferramentas como padronização de procedimentos e processos para o ambiente de trabalho.
Confira alguns hábitos que podem ser adotados:
- Para organizar a área de trabalho, uma dica é usar a tecnologia. Tenha em seu computador, na proteção de tela algumas fotos da família.
- Elimine o excesso de papéis, deixe sobre a mesa apenas os papeis que está utilizando no momento. Transfira para uma gaveta o grampeador, a tesoura, os post-its e os clipes, faça uso de divisórias ou caixas pequenas para dividir o espaço da gaveta.
- Documentos devem ser organizados em pastas específicas, por assunto ou projeto, dependendo do uso utilize divisórias internas. Material de consulta deve ser catalogado e mantido em local onde se tenha fácil acesso, e nunca amontoado sobre a mesa.
- Plantas, só se forem permitidas pela empresa e incentivadas por seu gestor. Mesmo assim,opte pelas menores e que não dão trabalho. Pequenos cactos são recomendados.
O importante é saber onde estão as coisas.
Não faça da mesa do escritório uma extensão da própria casa. Não é por que você passa a maior parte do seu dia neste ambiente que a mesa pode se tornar uma segunda sala de estar com fotos, objetos decorativos, plantas, livros que não tenham referencia a sua atividade, e até bonbonnières com guloseimas (caso você seja Comercial, dependendo do seguimento da empresa, pode). O excesso de personalização pode imprimir uma imagem distorcida.
O que sua mesa pode revelar se…
- Pilhas de papeis e livros espalhados: demonstra desleixo e falta de habilidade com organização.
- Bichinhos, elementos infantis e muitas plantas: personalidade sensível, que pode ser confundida com imaturidade; alguém que não está preparado para uma promoção, por exemplo. DICA: escolha apenas um objeto
- Porta-retratos com fotos pessoais, inclusive de turmas em baladas: Demonstra exibicionismo, alguém que só pensa em diversão. DICA: Seja discreto. Prefira fotos da família e da equipe de trabalho.
- Mesa vazia: O pessoal da limpeza agradece, mas demonstra que você não tem vínculos profundos, não vai permanecer muito no emprego ou está sempre em férias.
E a sua mesa, diz quem você é?
Nenhum comentário:
Postar um comentário